terça-feira, 4 de setembro de 2018

MEMORIAL DA MEDICINA DO RN JOSÉ JORGE MACIEL - NATAL


O Memorial da Medicina do Rio Grande do Norte é uma extensão do Conselho Regional de Medicina do RN (CREMERN), e nasceu a partir da idéia do Conselheiro Dr. Rubens dos Santos Silva, encampada pelo então Presidente do CREMERN, Dr. Newman Figueiredo de Macedo e sua Diretoria, entre 1995 e 1996. É aberto ao público e funciona diariamente das segundas às sextas feiras, no horário de expediente, e com acesso pelo CREMERN.

Em 04 de março de 1996 foi inaugurando nas dependências do CREMERN, à época situada na Av. Café Filho, Praia do Meio, data marcada com uma exposição de fotografias organizadas pelo Prof. Olímpio Maciel, e uma exposição retrospectiva de quadros do médico e pintor Prof. Leopoldo Nelson de Souza Leite (in memorian), originando assim a pinacoteca, cujo nome fora aprovado em Assembléia do CREMERN, em 14 de fevereiro de 1996. Estas obras, do acervo particular da família, foram expostas entre os dias 04 e 08 de março de 1996, marcando a abertura do Memorial.

O acervo fotográfico traz o nome do Prof. José Jorge Maciel, que já colecionava fotografias históricas da medicina do RN em seu acervo particular, junto ao Instituto de Radiologia de Natal, posteriormente continuada pelo seu filho, Dr. Olímpio Maciel, ex-presidente e hoje membro do Conselho Curador do Memorial.

Em 2003, o acervo bibliográfico passou a chamar-se Prof. Getúlio de Oliveira Sales (in memorian), em homenagem ao poliglota, professor de patologia e um dos organizadores da UFRN, do curso de medicina, e da Academia de Medicina do RN.

Em 18 de outubro de 1996, dia do Médico, cujo patrono é São Lucas, o Memorial promoveu uma exposição retrospectiva do médico pintor Dr. Jussier Magalhães, de saudosa memória, entre os dias 18 e 25 de outubro de 1996, como parte das comemorações da Semana do Médico daquele ano.

Adquirida em 2001, a sede definitiva do Memorial, doada pelo Conselho Federal de Medicina em edificação tombada, foi restaurada e inaugurada em 18 de setembro de 2002. O projeto de restauração teve a autoria do arquiteto Dr. Ubirajara Galvão. Hoje o Memorial funciona na Av. Rio Branco 388 – Centro.

Para inauguração da nova sede foi montada uma exposição temporária com objetos pessoais do Prof. Onofre Lopes da Silva, incluindo a veste talar usada nos seus doze anos enquanto Reitor da UFRN, diplomas e objetos pessoais, postos em sala reservada junto ao pedestal de granito onde repousa o seu coração. O coração do Dr. Onofre foi retirado logo após o seu falecimento, em 1984, a pedido do seu filho, Prof. Onofre Lopes da Silva Júnior, que encarregou o então Prof. de Anatomia, Prof. Hiram Diogo Fernandes (in memorian), de tal missão. O coração, formolizado e acondicionado em frasco apropriado, ficou alguns anos na sede da III Disciplina de Clínica Cirúrgica, do Curso de Medicina da UFRN, sob a guarda do Prof. Hiram, e depois foi levado ao CREMERN, onde permanece exposto. Os objetos pessoais, após a exposição, foram devolvidos para guarda da família.

A Lei de criação dos Conselhos de Medicina no Brasil data de 1958, e quem fundou o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte foi o Prof. Onofre Lopes da Silva. Ele teve o registro no Conselho (CRM) de Nº 1.
Entre 2003 e 2004 o Memorial permaneceu fechado, obedecendo orientação do Conselho Regional de Engenharia, por motivo de segurança, devido à construção da sede própria do Conselho Regional de Medicina, um edifício vizinho, de 5 pavimentos.

Em princípio, o Memorial funcionou como “Gabinete de Curiosidades” devido à diversidade de objetos doados para o acervo, quando foi iniciado o trabalho de catalogação e formação de coleções. Em 2007 foi reinaugurado, depois de passar por uma reestruturação, sob orientação técnica da especialista em museologia Rosemary Lins Barreto.

No acervo do Memorial é possível encontrar fotografias de expoentes e partícipes da medicina do RN, registros históricos, diplomas originais e reproduções, objetos, instrumentos médicos e mobiliários de consultórios usados na metade do século passado. A administração continua aceitando doações. O material recebido passa por uma triagem e depois, catalogação.

O Memorial é receptivo à formação médica do RN e recebe, em visita técnica, alunos dos três cursos de medicina do estado: UFRN, UERN e UnP. É um momento dedicado à visitação, discussão e reflexão sobre o itinerário sócio-histórico da medicina no RN. Em seu acervo constam ainda convites de formaturas de turmas concluintes da UFRN além de uma miniatura original da placa comemorativa da primeira turma de médicos formados pela UFRN, em 1961, doada pela médica concluinte daquele ano e professora aposentada de ginecologia e obstetrícia da UFRN, Dra. Lúcia Bezerra de Melo.

Atualmente o auditório do CREMERN/Memorial, com capacidade para 120 pessoas, é palco de cursos de educação médica continuada promovidos pelo CREMERN, palestras e discussões mensais sobre dilemas éticos, além de estar disponível para a realização de jornadas médicas e outros eventos da área. Em conjunto com a Academia de Medicina do RN tem recebido não apenas médicos, mas a sociedade potiguar em solenidade magna.



Autora:
Dra. Emilia Maria Trigueiro Morais de Paiva
Coloproctologista
 Fonte:
Matéria Revista Cooperando - Unimed Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS, DO STPM JOSÉ MARIA DAS CHAGAS, COM 118 BLOGS E MAIS DE C10 MIL LINKS - MOSSORÓ-RN